MAXIPAS Criciúma implementa RPA buscando segurança e agilidade para os processos

0

A MAXIPAS Criciúma, uma das principais empresas de segurança e medicina do trabalho no Brasil, iniciou o processo de automação na empresa há um ano e é pioneira na transformação tecnológica na Medicina do Trabalho.

A companhia, que presta serviços de saúde ocupacional para grandes companhias no Brasil, possui mais de 8 mil empresas em sua carteira. A automação tornou-se essencial para lidar com a demanda e garantir agilidade, eficiência e segurança necessárias no dia a dia. A Selbetti Tecnologia, integradora de Outsourcing de TI, e a AutomationEdge, fornecedora de soluções de Hyperautomação, Robotic Process Automation e IT Automation, somaram-se como parceiras e fornecedoras das soluções utilizadas.

Inicialmente, MAXIPAS Criciúma não estava buscando a robotização, mas por meio do seu fornecedor outsourcing Selbetti, a empresa teve a chance de conhecer os produtos e identificar uma grande oportunidade para otimizar processos morosos dentro da organização.

O processo de implementação do RPA (Robotic Process Automation) em conjunto com a solução SmartShare ECM/BPMS da Selbetti, foi desafiador e exigiu a participação ativa da equipe da MAXIPAS Criciúma. Foram realizados dois projetos de grande magnitude, levando cerca de três meses para serem concluídos e mais o tempo para aperfeiçoamentos adicionais. A integração com o E-Social e SOCGED, utilizado amplamente na segurança e medicina do trabalho, proporcionou uma sinergia eficiente e permitiu uma maior capacidade de execução das funções relacionadas a esses sistemas.

O principal diferencial no processo, foi a viabilização de um serviço em função da automação. "O processo do E-Social antes da automação exigia um enorme número de colaboradores para ser realizado, pois atendemos, atualmente, mais de 300 mil vidas, e para atender à legislação e realizar a atualização do Sistema SOC dos nossos clientes com base nas informações contidas no portal do E-Social, era um processo maçante e trabalhoso. Mas com a automação foi possível trazer muito mais agilidade e segurança para o processo", ressalta Kamila Borges, sócia fundadora e Diretora de Tecnologia.

No entanto, a inovação não para por aí. A automação também focou no lançamento do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e na produção de laudos técnicos. "Antes da automação, o processo do ASO demandava um tempo considerável e muita mão de obra. Era necessário abrir e-mails, procurar, abrir e salvar arquivos, realizar várias etapas manuais e inserir informações em diversos sistemas.

Após a implementação da automação, utilizando os robôs da AutomationEdge, os resultados foram surpreendentes", explica a Diretora de Tecnologia. Além disso, o preenchimento de laudos técnicos também se tornou muito mais eficiente. Anteriormente, esse processo levava cerca de três horas, e agora, com a automação, é concluído em apenas três minutos. Isso proporcionou uma agilidade significativa e um aumento na produtividade da equipe.

A implementação do RPA permitiu que a MAXIPAS Criciúma aumentasse sua capacidade de atendimento e oferecesse respostas ágeis aos seus clientes. A diretora de tecnologia, Kamila Borges, investiu tempo e esforço no projeto, mesmo sem ter conhecimentos aprofundados em tecnologia. Seu comprometimento e determinação foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Por fim, são 14 automações implementadas. Os processos contam com Integração e Upload de ASOs com Sistema SOC/SOCGED; são uma média de 15.000 ASOS integrados por mês, com um tempo de execução de 1.5 minutos por ASO; a Integração e Upload de Fichas Clínicas no Sistema SOC/SOCGED é um projeto que está em produção, e possui uma média de 15 mil fichas clínicas ao mês, com tendência de alta, visto o amadurecimento do processo após entrada em produção, com um tempo de execução de 3 minutos por ficha clínica; já com a Geração de Relatório Gerencial, duas vezes ao dia, a automação realiza a extração de relatório de ASOs do Sistema SOC, e a partir desse relatório, são gerados indicadores de ASOs entregues e pendentes por prestador e por cliente.

"A implementação do RPA trouxe resultados significativos para a empresa, além de redirecionar funcionários que antes apenas realizavam tarefas manuais repetitivas, a empresa obteve uma capacidade maior de entrega e uma melhoria no preenchimento de dados. O projeto levou cerca de três meses para ser concluído, envolvendo a integração de diversas soluções e ajustes finos para garantir a eficiência operacional", finaliza Kamila Borges.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.