Pesquisas apontam os setores que lideram a corrida pela adoção de IA

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A parceria entre Bain & Company e OpenAI, que iniciou com um projeto para a Coca-Cola Company, tem levado soluções em Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para diversas indústrias. Para entender o perfil de empresas e projetos em andamento, a consultoria realizou duas pesquisas para investigar os casos de uso, bem como taxa de adoção, perspectivas, impacto nos negócios e mudança de gastos, entre outros tópicos importantes.

Um dos estudos, realizado com 150 CTOs, vice-presidentes de engenharia e outros gestores de empresas de software, mostra um ritmo impressionante de adoção nesse segmento:

  • Aproximadamente 60% estão implementando ativamente assistentes de codificação baseados em GenAI em suas equipes de desenvolvimento;
  • Cerca de 70% dos adotantes relatam que essas ferramentas atendem ou excedem suas expectativas;
  • A velocidade de lançamento no mercado é vista como o benefício mais importante, seguido pela melhoria da qualidade do código e redução de custos.

Na outra pesquisa, foram ouvidas cerca de 600 empresas de diversas indústrias, um terço delas com foco em tecnologia e o restante em companhias entre as 10 principais indústrias verticais no uso de IA. Foram entrevistados executivos e tomadores de decisão de IA, assim como C-Level, vice-presidentes e diretores. Neste levantamento, também tiveram destaque a adoção de assistentes de codificação e a automação de funções administrativas de TI.

Entre os principais fatores que têm motivado a implementação dessa nova tecnologia, os executivos indicaram que recursos de alta qualidade dos fornecedores, rápida aceitação do desenvolvedor e o compromisso da gestão de engenharia com a entrega de resultados buy-in são os principais facilitadores para a adoção bem-sucedida até o momento.

Quais são os principais facilitadores que a GenAI oferece para alcançar seus objetivos?

Por meio das pesquisas e do desenvolvimento de seus projetos em GenAi, a Bain pode identificar diversas implicações estruturais que são impactadas pela tecnologia de forma a otimizar resultados e agilizar tomadas de decisão. Entre alguns exemplos de aplicações, a inteligência artificial permite realizar benchmarking e identificar a competitividade do uso de GenAI em relação aos concorrentes, avaliar ameaças competitivas por meio da perda de vantagem de preço ou ritmo mais lento de inovação e estimar fatores de risco da empresa para integrar a GenAI ao ciclo de vida do desenvolvimento de produtos.

Esses são apenas os primeiros passos da verdadeira revolução que a inteligência artificial representa. Aqueles que começarem a se envolver com a nova tecnologia agora têm as maiores chances de entender mais rapidamente os benefícios para sua empresa e alcançar os melhores resultados antes de seus concorrentes.

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