A Time Warner anunciou que planeja separar o serviço de acesso discado à web e a área de propaganda da America Online (AOL), como parte de um radical processo de reestruturação da divisão de internet do grupo de mídia, com o propósito de facilitar a venda ou a fusão dos dois negócios. A companhia também disse que planeja separar as sua divisão de serviços de cabo, a Time Warner Cable, até o fim do ano.
O grupo de mídia tem mantido negociações com vistas a firmar uma parceria do segmento de propaganda da AOL com o Yahoo ou a Microsoft. A empresa também não descarta a venda do serviço dial-up à EarthLink, líder no acesso discado à internet nos Estados Unidos, que na semana passada, declarou ter interesse na compra de empresas de internet discada.
A venda das áreas da AOL esta relacionada à queda no lucro trimestral da companhia, que foi puxado pela divisão de internet. A receita da Time Warner no período caiu 26%, para US$ 792 milhões, em relação ao US$ 1,07 bilhão contabilizado em igual trimestre do ano passado. As receitas da AOL também caíram 16% no segundo bimestre, o que representou um recuo de 29% na receita com assinaturas, após a empresa ter perdido 604 mil assinantes. A AOL fechou o bimestre com 8,1 milhões de assinantes nos Estados Unidos.
Embora a receita com publicidade on-line tenha subido 2%, devido principalmente a anúncios veiculados em sites não pertencentes à AOL, que compensaram um declínio em anúncios feitos em páginas da empresa, a receita com operações caiu 36% no segundo bimestre.