Lucro da ABnote cresce 11,8% no primeiro semestre

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A American Banknote (ABnote), fornecedora de soluções para cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 42,6 milhões, um crescimento de 11,8% na comparação com igual período de 2008. No segundo trimestre, a companhia obteve lucro líquido de R$ 21 milhões, mantendo-se estável em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou R$ 21,1 milhões.
No semestre, a receita líquida da empresa somou R$ 361,7 milhões, um crescimento de 20,2% em relação ao acumulado de janeiro a junho de 2008. No segundo trimestre, a receita líquida aumentou de R$ 168,2 milhões para R$ 180,4 milhões na comparação com o segundo trimestre de 2008, subindo 7,3%.
Nos seis primeiros meses do ano, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) saltou de R$ 77,1 milhões para R$ 78,3 milhões, um incremento de 1,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Já no segundo trimestre, o Ebitda atingiu R$ 38,1 milhões, ante R$ 40,2 milhões obtidos no trimestre anterior. O recuo de 5,2% foi decorrente da ineficiência na divisão de serviços gráficos.
Na divisão de cartões, o volume de cartões inteligentes (smart cards) vendidos no segundo trimestre aumentou 45% na comparação com o primeiro trimestre. O resultado foi impulsionado pelo aumento das vendas aos bancos HSBC, Safra e Unibanco, além do início das vendas de cartões SIM (SIM cards) para a Oi. A receita líquida dessa divisão atingiu R$ 60,1 milhões no trimestre, crescimento de 5,1% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 5,6% ante o trimestre anterior.
No primeiro semestre, a receita líquida da divisão de sistemas de identificação aumentou 20,4% em relação a igual intervalo do ano passado, alcançando R$ 101,5 milhões. No semestre, o volume acumulado atingiu 7,4 milhões de unidades, crescimento de 32,1% ante igual período do ano passado.
Já a receita líquida da divisão de serviços gráficos cresceu 12,8% no segundo trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2008, totalizando R$ 68,6 milhões. O volume de vendas acumulado no trimestre foi de 4,6 mil toneladas de papel processado, crescimento de 24,3% ante o segundo trimestre do ano passado.

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