Ao definir a América Latina como um mercado estratégico devido ao seu potencial no mercado de equipamentos de banda larga, a Sagem Communications, multinacional francesa especializada em soluções de comunicação de banda larga e convergência, decidiu fortalecer sua presença na região, intensificando seus investimentos, sobretudo, no Mercosul, com ênfase no Brasil. Com escritório no país desde junho de 2007, a empresa reformulou suas metas e estratégias e promete atuar de forma mais agressiva nos mercados de telecomunicações e energias, tanto corporativo quanto residencial. A expectativa é obter receita de 30 milhões de euros na região até o fim do ano.
Para atingir essa meta, a empresa vai atuar em quatro frentes de negócios: energia e telecomunicações; terminais de impressão e imagem; terminais de banda larga e terminais residenciais; e conversores de TV digital.
Outra iniciativa nesse sentido foi a contratação de Marcel Briant como diretor de gerenciamento para o Mercosul. O executivo, formado em engenharia elétrica e pós-graduado em produção e administração, já passou pela direção de vendas e marketing da Rohde & Schwarz do Brasil e foi diretor do departamento de serviços da Tektronix do Brasil.
A Sagem Communications surgiu como empresa independente em 2008 quando foi adquirida pelo The Gores Group, grupo americano que detém empresas de tecnologia. Com um faturamento superior a 1,3 bilhão de euros no ano passado e 6.570 funcionários espalhados por cinco continentes, a empresa atua nos setores de convergência, energia e banda larga na Europa.
- Mercado estratégico