A Microsoft está cada vez mais perto de criar a versão do Skype incorporada a navegadores de internet. Segundo o site Business Insider, a empresa, que comprou o software no ano passado por US$ 8,5 bilhões, está tentando trabalhar com a tecnologia Comunicação via Web em Tempo Real (WebRTC, na sigla em inglês), que possibilita a comunicação ao vivo como parte do HTML5, tida como a próxima versão da linguagem de documentos e aplicativos na web.
Se o padrão WebRTC funcionar, permitirá executar aplicativos online de comunicação via audio e vídeo em navegadores sem necessidade de instalação, como Skype e Google Talk.
Com esse passo, a desenvolvedora do Windows está batendo de frente com ao menos duas concorrentes. Também de acordo com o site, o Google já havia feito uma proposta para lançar o mesmo projeto para o qual obteve apoio da Fundação Mozilla e da norueguesa Opera Software. As duas companhias possuem navegadores, Firefox e Opera, que apoiam a tecnologia do Google.
A briga ainda se estende quando se refere ao método utilizado para rodar o aplicativo. Enquanto o Google e a Mozilla pretendem utilizar uma tecnologia de vídeo conhecida como o VP8, a Microsoft e a Apple têm apoiado um modelo antigo, conhecido como H.264.