O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o novo Sistema de Controle de Pátios para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).
O objetivo é controlar todas as etapas da apreensão do veículo no pátio, desde a sua entrada até a liberação. A ferramenta integra as informações de carros e motos apreendidos pelo Detran|ES, trazendo mais segurança e comodidade ao proprietário do veículo.
Agora, é possível imprimir o boleto das taxas de apreensão pelo site www.detran.es.gov.br. Para isso, é necessário informar o número da placa do veículo e Renavam no campo “Acesso Direto – Informações do veículo”, na página principal. Após a inserção dos dados será aberto o dossiê consolidado do veículo e o proprietário deverá clicar sobre a aba “Emitir DUA”.
O Documento Único de Arrecadação (DUA) traz todas as informações das taxas referentes aos serviços prestados (reboque, quilometragem e estada). Nessa cobrança, podem constar ainda os débitos de licenciamento, IPVA e multas, caso não tenham sido pagos.
Após o pagamento na rede bancária, basta procurar uma agência do Detran|ES para pegar a carta de liberação e ir ao pátio retirar o veículo. Antes, era preciso ir a uma agência do órgão para conseguir a carta de liberação e emitir boleto. Caso houvesse multas ou taxas devidas ao Estado, pagar na rede bancária, procurar o pátio para emitir o boleto das taxas de remoção e estada, para só então voltar ao pátio com as taxas pagas a fim de liberar o veículo.
Clonagem
Outra vantagem da integração do sistema é a identificação mais fácil de um veículo clonado. Caso um veículo de mesma placa do original seja apreendido em um pátio, as informações dos débitos passarão a constar no sistema de veículos, indicando ao real proprietário que existe um veículo de placa idêntica ao seu apreendido.
O sistema também oferece aos operadores do Detran|ES relatórios com a lista dos automóveis que atingiram o prazo superior a 90 dias de permanência no pátio e que podem ir para leilão. O credenciamento de novos guinchos e pátios para a apreensão de veículos também é feito por essa ferramenta. É possível, ainda, emitir rapidamente relatórios com dados sobre a data da apreensão, de entrada e de liberação do automóvel no pátio.