Prodest cria sistema para o Detran ES

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o novo Sistema de Controle de Pátios para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).
O objetivo é controlar todas as etapas da apreensão do veículo no pátio, desde a sua entrada até a liberação.  A ferramenta integra as informações de carros e motos apreendidos pelo Detran|ES, trazendo mais segurança e comodidade ao proprietário do veículo.

Agora, é possível imprimir o boleto das taxas de apreensão pelo site  www.detran.es.gov.br. Para isso, é necessário informar o número da placa do veículo e Renavam no campo “Acesso Direto – Informações do veículo”, na página principal. Após a inserção dos dados será aberto o dossiê consolidado do veículo e o proprietário deverá clicar sobre a aba “Emitir DUA”.

O Documento Único de Arrecadação (DUA) traz todas as informações das taxas referentes aos serviços prestados (reboque, quilometragem e estada). Nessa cobrança, podem constar ainda os débitos de licenciamento, IPVA e multas, caso não tenham sido pagos.

Após o pagamento na rede bancária, basta procurar uma agência do Detran|ES para pegar a carta de liberação e ir ao pátio retirar o veículo. Antes, era preciso ir a uma agência do órgão para conseguir a carta de liberação e emitir boleto. Caso houvesse multas ou taxas devidas ao Estado, pagar na rede bancária, procurar o pátio para emitir o boleto das taxas de remoção e estada, para só então voltar ao pátio com as taxas pagas a fim de liberar o veículo.

Clonagem

Outra vantagem da integração do sistema é a identificação mais fácil de um veículo clonado. Caso um veículo de mesma placa do original seja apreendido em um pátio, as informações dos débitos passarão a constar no sistema de veículos, indicando ao real proprietário que existe um veículo de placa idêntica ao seu apreendido.

O sistema também oferece aos operadores do Detran|ES relatórios com a lista dos automóveis que atingiram o prazo superior a 90 dias de permanência no pátio e que podem ir para leilão. O credenciamento de novos guinchos e pátios para a apreensão de veículos também é feito por essa ferramenta. É possível, ainda, emitir rapidamente relatórios com dados sobre a data da apreensão, de entrada e de liberação do automóvel no pátio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.