A SAP divulgou o seu relatório trimestral de sustentabilidade, com informações preliminares sobre emissões de CO2 do segundo trimestre, encerrado em 30 de junho de 2012. A companhia demonstrou excelentes resultados para métricas importantes, incluindo emissões de poluentes e mulheres envolvidas na gestão. Ela também apresentou novos programas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), concentrados em apoiar empreendedores e pequenas empresas nas economias emergentes.
A empresa reduziu seu impacto de emissões de carbono em 11% em relação ao trimestre anterior. Esse resultado é 5% maior do que no segundo trimestre de 2011. No período, as emissões associadas a voos de negócios mantiveram-se elevadas em 55 quilotoneladas, mas tiveram queda em relação às 66 quilotoneladas durante o primeiro trimestre deste ano. A empresa continua a incentivar alternativas para viagens de negócios, a fim de cumprir sua meta de carbono de 480 quilotoneladas no final desse exercício.
A empresa expandiu sua prática de aquisição de energia proveniente de fontes renováveis nos Estados Unidos e no Canadá. Como resultado desse programa — e das contínuas iniciativas de eficiência energética nas instalações e data centers — a companhia reduziu suas emissões em 19% globalmente.
Durante o segundo trimestre, a SAP anunciou também novas iniciativas de investimento social, desenvolvidas para ajudar empresários e companhias de pequeno e médio porte a promoverem com sucesso o crescimento econômico regional, a inovação e a criação de postos de trabalho.
A Endeavor, organização não governamental (ONG) que oferece apoio a empreendedores com alto crescimento em mercados emergentes, usará a tecnologia de análise da SAP para demonstrar seu impacto nas economias locais e inspirar futuros empresários.
Além disso, a SAP se associou ao Changemakers da Ashoka, para dar início a uma competição global, que vai oferecer US$ 10 mil para quatro vencedores com base em critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade. O Changemakers da Ashoka é uma comunidade global para identificar, promover e financiar soluções inovadoras para os mais prementes problemas sociais do mundo.