A IBM firmou parceria com grandes empresas de tecnologia para licenciar seus microprocessadores. Segundo o The Wall Street Journal, a aliança a ser anunciada nesta terça-feira, 6, denominada consórcio OpenPower, será formada com o Google, a fabricante de chip NVidia, a fornecedora de tecnologia de redes israelense Mellanox Technologies e a fornecedora de servidores taiwanesa Tyan Computer.
A partir desta aliança, as empresas poderão licenciar os chips da IBM baseados na tecnologia apelidada de Power e incorporá-la em seus próprios circuitos para servidores, dispositivos de redes e sistemas de armazenamento. Segundo o jornal americano, o movimento da IBM é uma tentativa de ganhar um mercado praticamente dominado pela Intel e a AMD.
Por meio de licenciamento de hardware e tecnologias relacionadas a software, a IBM espera gerar maior receita com os investimentos nos chips Power, atraindo novos usuários dessas empresas que compram servidores em larga escala, de acordo com declaração do vice-presidente da fabricante, Bradley McCredie. "Nós queremos entrar em um ecossistema amplo."
O Google declarou que o consórcio tem potencial para estabelecer a arquitetura Power como uma opção viável às aplicações em execução em seus data centers. Já a NVidia espera que a IBM acelere o trabalho em seus servidores.