O Cert.br ? Centro de Estudos,Resposta e Tratamentos de Incides de Segurança, do Comitê Gestor da Internet brasileira está oferecendo a partir de hoje, 6/9, a nova versão da Cartilha de Segurança da Internet, destinada a orientar os usuários finais sobre os riscos e formas de se proteger contra incidentes.
Segundo a entidade o foram registrados no segundo semestre desse ano um crescimento de 1.313% de casos de fraudes em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, de 562 passou para 7.492 o número de incidentes.
E esse número tende a crescer, pois cresce também a base de usuários. ?Já ultrapassamos a casa dos 805 mil domínios registrados, dos quais 91% são .com.br?, afirmou Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC ? Núcleo de Informação e Coordenação do Comitê.
Essa terceira versão expande as dicas para combate a vírus, worms, bots e spywares; fornece novos tópicos, como a ameaça de invasão por dispositivos wirelles e celulares equipados com Bluetooth; uma série de códigos maliciosos usados para atrair e enganar os usuários; glossário e um check list ampliado para educar o internauta.
A cartilha está disponível no site da entidade para ser consultada e baixada para impressão por capítulos ou na íntegra.