A Assespro-RS, associação que reúne as empresas de TI, software e internet do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre e o governo do estado assinam na próxima quarta-feira (12/9) convênio para instalação dos Telecentros Técnicos na capital gaúcha, nas escolas estaduais Protásio Alves e João Becker.
O diretor superintendente da Assespro-RS, Júlio Ferst, idealizador do projeto, diz que a instalação dos telecentros, que integra o Programa de Formação de Capital Humano em Tecnologia da Informação para formação de jovens ao mercado de trabalho de TI, tem como objetivo abrir perspectivas de oferta ao primeiro emprego a partir da especialização.
A parceria inédita, que reúne o Poder Púbico, o segmento empresarial e o terceiro setor, foi iniciada em abril deste ano, quando Kevin Krieger, secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, sugeriu a criação de uma escola de monitores para os telecentros de Porto Alegre. No encontro, com os presidentes Jorge Branco, da Assespro-RS, e Marta Voelcker, da Fundação Pensamento Digital, ficou definido os itens do projeto para promover, além da inclusão digital, formação qualificada de monitores que repassarão o conhecimento nas diferentes unidades e, com apoio da Assespro, proporcionar acesso ao mercado de trabalho. "Mas era preciso mais", conta Branco, ao dizer que, como a entidade já havia firmado parceria com o governo do estado para formação técnica nas escolas da rede estadual, o projeto inicial foi ampliado.
A formação inicial continua pela Fundação Pensamento Digital, mas os jovens, paralelamente ao repasse desses conhecimentos às unidades de inclusão digital passarão a freqüentar os cursos de formação de capital humano, em nível técnico pós-médio.
Jorge Branco destaca a importância da formação básica para que o jovem chegue à qualificação que o mercado de TI exige, mas considera imprescindivel a formação técnica para que possam crescer muito mais.
O secretário Krieger anunciou a inauguração, até o fim deste mês, do Telecentro de Monitores, onde a Fundação Pensamento Digital estará qualificando os multplicadores do conhecimento e que, com apoio da Assespro possibilitará que os equipamentos de inclusão digital da Prefeitura sejam também geradores de emprego e renda para os jovens da periferia da capital.