O Mercado Livre anunciou o início de suas operações de fulfillment para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil. Oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios, o fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
O centro de distribuição onde Mercado Envios fará a operação de fulfillment fica localizado em Louveira, na região de Campinas, a cerca de 60 km de São Paulo. O espaço possui 17 mil m² e potencial para atingir 50 mil m².
O objetivo da empresa com a iniciativa é garantir uma experiência de compra e venda ainda melhor em seu marketplace. "Para o comprador, o produto chegará mais rápido e embalado dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido; para o vendedor, deixar que o Mercado Livre realize essas etapas significa ter mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas", destaca Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios.
Atualmente, 130 vendedores já aderiram ao serviço e estão em fase de implantação; 10 deles já em operação. Neste primeiro momento, o fulfillment atenderá os lojistas que tenham produtos com alto volume de vendas no marketplace, a maioria PMEs.
"Neste início do projeto queremos gerar um impacto imediato na qualidade da experiência dos compradores", afirma Bassoi. O vendedor que adotar a solução não precisará realizar nenhum investimento. Inicialmente, as despesas operacionais serão subsidiadas pelo Mercado Livre, um diferencial que se soma à iniciativa de frete grátis, já oferecida pela companhia.
A tecnologia utilizada no serviço – o sistema de gestão do armazém (WMS – Warehouse Management System) e o de transportes (TMS – Transportation Management System) – foi desenvolvida pelo time de desenvolvedores do Mercado Livre, incluindo a expertise da equipe do Axado, empresa adquirida pelo Mercado Livre em 2016. No centro de distribuição a operação é realizada em parceria com a CEVA Logistics.
A iniciativa fortalece ainda mais a atuação dos empreendedores digitais que utilizam o seu marketplace, incluindo as PMEs – Pequenas e Médias Empresas. Atualmente, o Mercado Livre conta com 9,4 milhões de vendedores em toda a América Latina. A operação da empresa no Brasil é a maior, entre os 19 países onde o Mercado Livre está presente, e representa 50% do faturamento da empresa.