No piloto do Real Digital, Genial Investimentos conectar seu nó à rede do BC

0

A Genial Investimentos ultrapassou o primeiro marco do piloto do Real Digital (DREX) ao conectar seu nó à rede do Banco Central. O consórcio, liderado pela Genial Investimentos e pelo Mercado Bitcoin, e composto por Mastercard, Sinqia e Cerc, utilizou a infraestrutura da Genial para essa integração.

Embora o consórcio estivesse pronto para a conexão desde meados de julho, foi necessário aguardar o aumento da banda de conexão na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), um pré-requisito essencial. Para otimizar o desenvolvimento, o grupo optou por criar uma rede Hyperledger Besu própria, possibilitando a elaboração de funcionalidades que serão aplicadas ao piloto do Banco Central (BACEN).

Agora que a conexão foi estabelecida, o foco se volta para a realização de emissões, resgates e transferências de Real Digital. Como uma CBDC (moeda digital de banco central), o DREX tem potencial para transformar profundamente a liquidação de ativos financeiros no Brasil. Assim como o PIX revolucionou os pagamentos, o DREX traz inovação da programabilidade para a moeda, abrindo caminho para a criação de novos produtos e novas oportunidades no cenário financeiro brasileiro.

A previsão é que o DREX seja utilizado em todas as atividades financeiras convencionais, como empréstimos, seguros e investimentos. A expectativa é de que seja disponibilizado ao público até o fim de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.