Danone aplica IA em projeto que apoia a redução de desperdício de alimentos

0

Alinhada às metas da sua Jornada de Impacto, que busca uma economia mais circular e com menos desperdício, a Danone, líder global em alimentos e bebidas, e a Gooxxy, empresa especializada em soluções sustentáveis, apresentam os resultados de um projeto sustentável de recolocação de produtos aptos para o consumo, baseado em inteligência artificial e que beneficia tanto a cadeia produtiva e de consumo quanto o meio ambiente.

Lançado em novembro do ano passado, o programa visa fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alto impacto por meio da colaboração com startups. "Para a Danone, a redução do desperdício de alimentos é algo estratégico e que começa no processo produtivo (matéria-prima, embalagem, fabricação, armazenagem e logística) até a chegada do produto na mesa do consumidor. Para isso, mantemos uma equipe multidisciplinar focada em projetos que visam a redução do desperdício nas fábricas, CDs e logística. A doação de alimentos também faz parte dessa frente", explica Michel Cernic, Gerente de Planejamento da Danone Brasil.

No centro da parceria entre Danone e Gooxxy está a inteligência artificial criada para testar um modelo de redução do descarte de produtos aptos para consumo, recolocando-os no mercado via Gooxxy. Para os consumidores, isso significa acesso a produtos de qualidade com preço atrativo. Para a Gooxxy, significa ampliação de inteligência de mercado.

"Esta colaboração não apenas promove a sustentabilidade, mas também traz um impacto financeiro relevante para pequenos varejistas e para o setor como um todo. A nossa solução proporciona uma maneira eficaz de gerar receita adicional e reduzir perdas, ajudando a fortalecer a cadeia produtiva e o consumo consciente," afirma Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy.

O projeto piloto foi desenvolvido em 12 semanas, com mais de 11,9 mil itens recolocados, o equivalente a 65 toneladas de alimentos distribuídos. A solução também é responsável por 67 mil m³ em redução de consumo de água, 238 mil kwh energia e 49 toneladas a menos de pegada de carbono.

"A parceria com a Gooxxy está perfeitamente alinhada com as metas globais de circularidade da Danone, que visam alcançar um portfólio 100% reciclável e reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030. A empresa está comprometida em oferecer produtos em embalagens mais circulares e reduzir também pela metade o desperdício em suas operações, contribuindo assim para um futuro mais sustentável", reforça Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.