IA no mercado corporativo: como as empresas podem extrair o melhor da tecnologia nos negócios

0

Os investimentos em tecnologia são cada vez maiores por parte do setor corporativo. O estudo "International Business Report (IBR)", produzido pela Grant Thornton e divulgado no início deste ano revela o desejo das empresas de médio porte brasileiras em apostar na tecnologia para alavancar os negócios. Em paralelo a isso, é possível observarmos uma convergência de inovações que transformam indústrias fundamentais e moldam a maneira como vivemos, interagimos e fazemos negócios. E adaptar-se às mudanças será essencial para aquelas organizações que buscam se manter competitivas em um cenário dinâmico. E a Inteligência Artificial está aí para liderar esse caminho.

As tendências de IA no mercado corporativo

A primeira delas é a Inteligência Artificial Generativa Democratizada, que se torna cada vez mais acessível a públicos amplos. É possível dizer que, em breve, a tecnologia irá compreender ecossistemas inteiros com agentes de IA que trabalharão uns com os outros, em atuação como pessoas e até mesmo organizações. É uma nova "corrida do ouro" digital.

Outra tendência que observamos é sobre gerenciamento de riscos e segurança da IA. Com o crescimento da Inteligência Artificial, é fundamental fortalecer os sistemas. Hoje, já é possível oferecer um portfólio completo que inclui a preservação de informações sensíveis ou protegidas por lei desde a categorização e "etiquetamento" dos dados a até mesmo uma gestão completa de identidade de usuário. A tecnologia caminha em passos conjuntos para garantir evolução sem abrir mão da proteção.

Integração da IA no desenvolvimento de software

Ainda relacionado à Inteligência Artificial, o processo de desenvolvimento de software também recebe integração, o que melhora a eficiência e a qualidade das ferramentas e ajuda desenvolvedores a criarem soluções com ainda mais agilidade. Também é observado que as empresas estão investindo mais em aplicativos inteligentes e que utilizam análise avançada, IA e automação na melhoria da experiência de usuário e eficiência operacional.

Automação e análise preditiva

A automação de processos permite aos funcionários uma concentração mais dedicada em estratégia e criatividade. Já a análise preditiva mostra como essa tecnologia pode ser usada para prever tendências de mercado, comportamentos de clientes e necessidades futuras. As empresas também ganham com a integração com outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) ou blockchain, o que permite criar soluções mais inovadoras e eficientes.

Capacitação e ética no uso da IA

Indispensável usá-la, porém, sempre de maneira ética e transparente, garantindo a privacidade dos dados. Às corporações, é interessante capacitar os funcionários para o uso dessas ferramentas, com treinamentos e recursos para que o uso seja pleno, seguro e otimizado.

Relatórios e pesquisas sobre IA

Por fim, o relatório "Tracking the Trends 2024", divulgado pela Deloitte há poucos meses, mostra que a adoção da Inteligência Artificial Generativa é apontada como uma possibilidade para melhorar a rentabilidade, reduzir custos, aumentar a segurança energética e gerar eficiências operacionais nas empresas. Já a pesquisa anual "Principais Tendências Tecnológicas Estratégicas da Gartner para 2024" destaca as iniciativas que ajudam a priorizar investimentos, especialmente na era da Inteligência Artificial (IA).

Concluo que esse é um caminho de via única e sem volta: as organizações mais atentas certamente sobressairão diante as demais em um mercado extremamente competitivo e aberto. Cabe ao líder mais antenado saber que é o momento de oferecer soluções de ponta no desenvolvimento de seu negócio. A tecnologia é, sem dúvida, a maior aliada.

Rodrigo Guercio, Vice-presidente de Mercado Corporativo e Grandes Contas da Positivo Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.