Número de assinaturas eletrônicas cresce mais de 100% em 2024

0

A Assinatura Eletrônica GOV.BR já foi utilizada pelos brasileiros mais de 70 milhões de vezes até agosto. O número demonstra o crescimento da solução desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Entre janeiro e agosto de 2023 foram registradas 28,6 milhões de assinaturas. Esse serviço permite que uma pessoa assine um documento em meio digital a partir da sua conta GOV.BR.

"Nosso foco de atuação aqui na Secretaria de Governo Digital (SGD) é o de simplificar a vida das pessoas. Então, incentivamos o uso de soluções como a Assinatura GOV.BR para que as pessoas possam utilizar o seu tempo de outra forma, com familiares ou praticando esportes", exemplificou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Além de facilitar a vida das pessoas, a Assinatura GOV.BR também impacta o trabalho dos gestores públicos. Até o momento, 69 sistemas de diferentes esferas administrativas já utilizam a ferramenta digital. "Esta solução está disponível para todos os gestores interessados, podendo ser utilizada em serviços municipais, estaduais ou de outros poderes", acrescentou o secretário.

A Assinatura GOV.BR é classificada como avançada, o que significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança. Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis. Assim, o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

O processo para utilizar a solução do MGI é simples, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo GOV.BR.

Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Atualmente, o GOV.BR conta com mais de 160 milhões de usuários. A plataforma do governo federal possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais. Saiba como criar a sua conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.