O vazamento de senhas e logins do Hotmail, ocorridos na semana passada, não afetaram apenas contas do serviço de e-mail da Microsoft, mas também o Gmail, do Google, e os serviços de e-mail de Yahoo e AOL. Somando todas as contas, calcula-se que 30 mil usuários foram afetados.
A Microsoft confirmou, na segunda-feira, 5, que milhares de logins e senhas do Hotmail vazaram na internet. A empresa acredita se tratar de um esquema de phishing, em que hackers fazem com que usuários forneçam suas informações pessoais em sites falsos, mas não se revelou quantos usuários foram atingidos.
O Google também confirmou nesta terça-feira, 6, que os usuários do Gmail foram vítimas do mesmo golpe, mas, em comunicado informou que "um número muito pequeno de contas foi afetado".
A empresa também declarou que os usuários do Brasil não foram afetados e que já está tomando as devidas providências.
Tanto a Microsoft quanto o Google pediram que seus usuários acessem suas contas, verifiquem se algo foi alterado e mudem suas senhas. A empresa de Bill Gates ainda informou em seu blog que está investigando a dimensão do ataque e se não houve nenhum tipo de erro interno que pudesse resultar no vazamento das senhas.
- Ataques de hackers