Um fenômeno interessante está acontecendo com os CIOs no Brasil. Apesar de as empresas terem reduzido os orçamentos de TI com a crise mundial, elas vêm remunerando melhor seus diretores de tecnologia. Os aumentos são lentos, mas constantes. Neste ano, os salários dos CIOs subiram 7% em relação a 2008 e a remuneração total (salário base mais bônus) cresceu 4%, segundo levantamento da consultoria de gestão de negócios Hay Group.
O estudo revela, porém, que a crise econômica afetou os salários desses profissionais, já que o aumento foi menor que o registrado no ano passado, quando a remuneração dos executivos de TI teve alta de 13,7% na comparação com 2007.
Segundo o relatório, os incentivos de curto prazo aos diretores de TI, que incluem participação nos lucros e bônus, caíram 25% neste ano em relação a 2008, chegando a representar 43% do salário-base – no ano passado, os incentivos representaram 57% do salário-base anual.
A pesquisa mostra também um decréscimo de 11% na participação dos incentivos de longo prazo, como opções de ações, no pacote de remuneração dos executivos, passando de 34% em 2008 para 23% neste ano.
O Top Executive Compensation é uma pesquisa sobre remuneração executiva realizada anualmente pelo Hay Group. Nesta edição, foram ouvidos 2.689 executivos, incluindo de TI, de 227 organizações.
- Remuneração melhor