O número de relatos de incidentes na web superou 40 mil no terceiro trimestre, volume 22% superior ao segundo trimestre e quase 36% maior na comparação com igual período de 2009, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
As notificações relacionadas a tentativas de fraude apresentaram queda de 7,5% em relação ao trimestre anterior e um declínio de 5% em relação ao mesmo período de 2009. O CERT.br avalia que embora tenha havido uma pequena queda no número total de notificações de tentativas de fraude, houve um aumento de 13% no número de relatos de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico (phishing clássico). Já na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a alta foi de 150%.
As notificações de páginas falsas representam 49,4% do total de incidentes da categoria "fraudes". Já os relatos sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representam 48,79% das tentativas de fraude reportadas, diminuíram 20% em relação ao segundo trimestre e 36% ante igual período de 2009.
O balanço mostra ainda que as notificações sobre ataques a servidores web cresceram 41% em relação ao segundo trimestre e tiveram expansão de 77% na comparação com igual período de 2009.
- Balanço