Com objetivo de garantir o início das suas atividades ainda neste ano, como previsto no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), a Telebras solicitou autorização à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para vender infraestrutura de internet em banda larga a provedores de acesso.
O aval da agência reguladora é necessário para que a estatal possa oferecer conexão em alta velocidade ainda neste ano. Segundo a Anatel, a solicitação está sendo analisada pela Gerência Geral Serviços Privados de Telecomunicações, e não há prazo para conclusão.
A expectativa da Telebras é que até o começo de dezembro a autorização seja concedida. Nesse período, serão feitos os processos de consulta pública e licitação para a contratação de serviços necessários para a implantação do PNBL.
Cerca de 400 provedores já manifestaram interesse a Telebras em participar do PNBL. A estatal venderá a infraestrutura de banda larga no atacado para provedores e operadoras, que ficarão responsáveis pelo acesso dos usuários finais. Com informações da Agência Brasil.
- PNBL