O poder da natureza é a grande inspiração por trás da coleção de NFTs (tokens não fungíveis) chamada PowerJags, desenvolvida pelo Yoshie Lab Design em parceria com a AMPARA Silvestre, OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público). Os 10 mil colecionáveis digitais únicos baseados em Ethereum – que serão ofertados na plataforma OpenSea.io a partir de 14 de novembro – são inspirados no poder da onça-pintada e terão 40% do lucro das vendas destinados para a Organização, que há seis anos desenvolve ações visando o equilíbrio da biodiversidade.
A opção de criar as artes em formato NFT, uma tecnologia que vem atraindo público de áreas distintas em produtos digitais únicos, tem relação direta com o DNA da onça. "Suas pintas são como impressões digitais: não existe uma onça igual à outra. Elas assemelham-se a um token criptográfico que representa algo único", exemplifica Marina Yoshie, diretora do Yoshie Lab Design, ressaltando que o projeto visa impactar investidores globais para ações de defesa do meio ambiente.
A base da ideia criativa desse projeto é o poder de Ousado, a onça-pintada que se tornou símbolo dos animais queimados no Pantanal. A capacidade de conseguir se reerguer e encontrar condições para retornar ao seu habitat inspirou a criação de cripto artes que retratam onças estilosas e poderosas, capazes de se moldar a diversas situações e utilizar uma série de assessórios. "Buscamos os poderes da onça, como a capacidade de enxergar no escuro ou correr a mais de 80 km/h em cada uma das artes dessa coleção", revela Marina, acrescentando: "A notícia sobre o retorno de Ousado à natureza correu o mundo emocionando muita gente, então, decidimos criar uma 'soltura digital' dos NTFs no dia de seu lançamento".
Marcele Becker, vice-presidente da AMPARA Silvestre, explica que para que os animais afetados pela devastação sejam reintroduzidos adequadamente à natureza, é necessário um trabalho de urgência em seu resgate. "No caso do Ousado, ele foi resgatado e rapidamente recebeu cuidados médicos para se recuperar em um curto período. Se ele ficasse mais tempo em cativeiro, seria muito difícil devolvê-lo", comentou.
Um dos objetivos do projeto PowerJags é amenizar rapidamente a relação conflituosa que ainda existe entre homem e onça. Por conta disso, cada cripto arte foi desenvolvida para dar uma sensação de "imortalidade digital" ao seu proprietário na figura de um animal sagrado, que precisa ser devidamente respeitado.