A área de tecnologia como um todo sofre com a falta de profissionais especializados, uma dor intensificada pela pandemia e abertura do trabalho remoto, o que acabou por potencializar a cessão de talentos nacionais, já que muitos passaram a trabalhar para big?techs?globais distribuídas em diferentes capitais ao redor do mundo. Segundo projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit de profissionais de TI pode chegar a mais de 500 mil no Brasil até 2025. Ciente dessa realidade e imersa na enorme transformação interna que vive nos últimos anos em função da sua trajetória mediatech, a Globo apoia o Manifesto Tech– uma iniciativa para resolver ou amenizar o descompasso que há entre a forte expansão do setor de tecnologia e a escassez de profissionais da área – e está comprometida em expandir os horizontes do mercado de tecnologia nacional.
O Manifesto Tech é um movimento nacional apoiado por empresas, instituições, startups em defesa da contratação de profissionais de tecnologia em nível de primeiro emprego, além de ter o objetivo de fomentar uma cultura de crescimento contínuo dentro das empresas. O Manifesto foi criado para ajudar no crescimento e na sustentabilidade do mercado brasileiro de tecnologia, que continua em constante expansão. A Globo, dedicada à formação de uma equipe cada vez mais plural, enxerga a área de tecnologia com grande potencial para acelerar a entrada de profissionais dos mais variados perfis – celeiro para a criação de uma cultura de inovação. Esse posicionamento, aliás, foi o que levou a empresa a apoiar o Manifesto Tech.
As instituições que assinam o Manifesto se comprometem a contratar pessoas em desenvolvimento (e não só as experientes); promover cultura de crescimento com aprendizado contínuo; e habilitar esses profissionais a entregar valor em projetos reais. Dentre os princípios, vale destacar o foco em vagas para iniciantes, impulsionando a inclusão de pessoas de perfis mais diversos e grupos sub-representados, além da composição de times mais diversos, socialmente e em conhecimento.