A fintech PAYER acaba de receber um investimento de R$ 500 mil da VENTIUR Smart Capital. A startup, que unifica todos os meios de pagamento no varejo em uma única solução, receberá, além da injeção de capital, suporte, conexões e aceleração durante nove meses. O aporte foi realizado pelo Global, um dos grupos de investidores administrados pela VENTIUR e que tem o Tecnopuc como parceiro institucional.
Este é o 14º investimento realizado pela VENTIUR em 2023, sendo 12 em novas startups no portfólio e 2 follow-ons (novo aporte em uma startup já investida).
Fundada em 2020 em Porto Alegre (RS), a fintech conta com 750 clientes, o triplo do registrado no início do ano. A meta é chegar ao final de 2023 com 1.200. Dentre os clientes ativos, há nomes de peso como a Rede de Farmácias Associadas. "Já temos um produto validado e bem aceito pelo mercado, e agora é o momento de acelerar o motor de vendas e marketing", explica Vinicius Bubadra, fundador e CEO da PAYER.
Uma das principais entregas da startup é a capacidade de reunir em uma única solução várias maquininhas e adquirentes em diferentes métodos de pagamento, buscando a chamada Rota de Menor Custo (RMC). Esta funcionalidade reduz drasticamente os custos dos lojistas com taxas e aluguéis de máquinas, além de solucionar a burocracia ao integrar todas as informações sobre vendas em um único sistema.
Para receber o investimento, a empresa passou por um processo de seleção e avaliação iniciado em janeiro, recebendo análise aprofundada de VENTIUR, seus investidores e especialistas de mercado. Esta análise compreende a avaliação da tecnologia, modelo de negócios, dos empreendedores (análise comportamental e complementaridade), coleta de feedbacks com clientes, validação do negócio, análise de mercado, viabilidade financeira, capacidade de crescimento, diligência jurídica e contábil, entre outros critérios.
"A PAYER é uma startup muito promissora, que vem crescendo com consistência, e estamos animados em acelerá-la", explica Guilherme Kudiess, diretor de Operações da VENTIUR. "As fintechs, em geral, têm crescimento rápido, e podemos ajudar neste momento crucial com o que identificamos como prioridade para a aceleração, sendo gestão financeira e estratégica, aperfeiçoamento da máquina de vendas e gestão de pessoas", complementa Kudiess.
Além do aporte recebido pela VENTIUR, a PAYER busca mais R$ 1 milhão para concluir esta rodada de investimento. A expectativa é que esta captação seja finalizada nos próximos três meses. A startup conta com 20 colaboradores e está situada no Parque Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc). Além de Bubadra, o outro sócio da empresa é o CTO José Almeida Silveira. A empresa teve a primeira rodada de investimento logo no início do projeto, em 2020, da South System, empresa especializada em desenvolvimento de tecnologia para indústria financeira.