O aquecimento da demanda pelos serviços terceirizados vai obrigar a IBM Brasil a aumentar o time que atua no seu centro de monitoramento, localizado na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. A previsão da Big Blue é chegar em 2008 com 8 mil profissionais destinados ao atendimento dos contratos de outsourcing, mais da metade da sua força de trabalho no País, que hoje é de 12 mil empregados.
Ricardo da Silva, executivo responsável por projetos globais de outsourcing da IBM Brasil, informa que atualmente a unidade conta com 4,8 mil profissionais e que mais mil estão sendo contratados. Destes 500 são para projetos de BPO (Business Process Outsourcing) e os outros 500 restantes para desenvolvimento de aplicações.
"Nossa meta é chegar em 2008 com uma equipe de 8 mil profissionais", ressalta o executivo. Para abrigar esse exército, o complexo que presta serviços de TI em Hortolândia ganha até o final do ano mais dois prédios.
Esses profissionais se revezam em três turnos aos sete dias da semana para atendimento ininterruptamente os 280 clientes que terceirizam serviços de TI para Big Blue. Destes 32 são clientes globais.
A unidade brasileira é um dos quatro centros mundiais da companhia, que atendem clientes ao redor do mundo. Os outros três estão localizados na Argentina, China e Índia.
Silva destaca que alguns clientes globais recorrem aos serviços do delivery center do Brasil, principalmente pela sua especialidade em plataforma mainframe. O executivo observa um aumento pela procura de soluções de outsourcing, estimulado pelo amadurecimento do mercado para este modelo de contratação de TI. Como resultado disso, 52% da receita mundial já vêm da área de serviços.
Para atender essa demanda, a Big Blue vem ampliando seu time. E como o seu centro de processamento está cravado num pólo de tecnologia, encontrar mão-de-obra capacitada não é um problema para IBM. Silva diz que a região conta com sete universidades que fornecem bons profissionais.
A IBM também tem programas com as instituições de ensino para preparar os estudantes em suas tecnologias durantes os cursos. Em paralelo mantém o projeto "Oficina do Futuro", criado em parceria com a Solectron e o Instituto Eldorado, que seleciona estudantes de ensino superior e médio para serem treinados em plataformas, como Intel, SAP e Cisco.
O treinamento conta com um curso a distância e testes em sala de aula, onde são os alunos desafiados a resolver problemas reais de sistemas que já foram solucionados pelo corpo técnico do centro de Hortolândia, mas que são repassados para os estudantes.
Esse programa é aberto estudantes que estejam a uma distância de aproximadamente 70 quilômetros de Campinas. O plano da IBM é ampliar esse raio de cobertura para até 300 quilômetros para os que estiverem em outras cidades possam participar da oficina.
O programa funciona como um estágio, que não dá garantia de emprego, mas que, segundo Silva, oferece uma boa base para que o candidato busque depois uma colocação nas empresas da região.