Câmara debate uso de software livre na gestão pública

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para discutir a adoção de programas de código aberto, conhecidos como software livre, pela administração pública direta e indireta.
A audiência foi proposta pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e ainda não têm data marcada para ocorrer. De acordo com a deputada, o uso de software baseados em padrões abertos e não proprietários é uma tendência consolidada no mercado de tecnologia de informação. "A participação do mercado nesse tipo de software amplia-se a cada ano, tanto na iniciativa privada quanto no setor público", disse Erundina.
Ela lembra que o uso prioritário de software e de padrões de licenciamento aberto é uma política do governo federal, o que acelera a ampliação do uso desse tipo de solução em âmbito nacional.
A audiência sobre software livre será realizada em duas etapas. Entre os convidados para o debate estão o diretor de Tecnologia do Banco do Brasil, José Francisco Alvarez Raya; o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Ferreira Mazoni; o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna; o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levy; o presidente da organização ODF Alliance Brasil, Jomar Silva; o diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), José Curcelli; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Maurício Laval Pina de Sousa Mugnaini; e representantes do Banco Central e da Receita Federal.
Além disso, será realizada também audiência pública para debater os efeitos, implicações e a viabilidade técnica e financeira da implementação do Plano Nacional de Banda Larga. A audiência também foi proposta por Erundina e ainda não tem data marcada. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.