O SAS foi escolhido pela Seguros Unimed como parceiro para auxiliar a companhia na prevenção de fraudes e riscos. A seguradora de saúde acaba de adotar a solução SAS Fraud Framework, software desenvolvido para detecção, prevenção e gestão de reclamações de fraude em seguros e que inclui funcionalidades como alta flexibilidade e análise de dados apurada.
Com atuação nos segmentos de Saúde, Odonto, Vida e Previdência, a Seguros Unimed buscava uma solução capaz de auxiliar seus profissionais na prevenção e predição de eventos que envolvem altos custos, assim como identificar e combater possíveis irregularidades. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que fraudes representem 10% de todas as reclamações de sinistros, um índice que leva a perdas anuais de até US$ 30 bilhões para as seguradoras norte-americanas.
"A gestão de fraudes e de custos de sinistros é fundamental para nosso negócio. Optamos por adotar a tecnologia SAS Fraud Framework pela ampla abrangência da ferramenta e também pela já antiga parceria que temos com o SAS", afirma Ricardo Lachac, responsável pela área de Operações da Seguros Unimed.
Com sede em São Paulo e 26 escritórios espalhados por todo o país, a Seguros Unimed acredita que a nova solução irá impactar atividades de cinco importantes áreas de negócios: Atenção à Saúde, Inteligência em Saúde, Regulação Médica, Gestão de Rede Credenciada e Regulação de Sinistros.
A seguradora, que conta com uma carteira de mais de seis milhões de segurados, prevê que em 2014 poderá desfrutar dos benefícios decorrentes da adoção do sistema SAS Fraud Framework. "Nossa expectativa é de que, com o uso dessa solução e a detecção mais eficiente de possíveis fraudes, tenhamos impactos positivos em nossas operações, em especial na redução de sinistros", detalha Lachac.
O executivo ressalta ainda o apoio oferecido pelo SAS na adoção da ferramenta e a previsão da Seguros Unimed em ampliar a parceria firmada entre as duas companhias. "A equipe do SAS tem nos ajudado a viabilizar o projeto, tanto nos apresentando parceiros, quanto indicando melhores maneiras de utilizarmos a solução e explorarmos seu potencial", explica. "Estamos planejando, também para o próximo ano, viabilizar a implementação do SAS Visual Analytics e o desenvolvimento de modelos preditivos para sinistros em Saúde", finaliza Lachac.