Os sistemas informatizados da Caixa Econômica Federal, que prestam serviços ao cidadão em todo o Brasil, estão fora do ar desde a manhã desta quinta-feira, 6. As agências não conseguem atender aos clientes e as casas lotéricas e os postos de autoatendimento também estão indisponíveis.
Procurada por este noticiário, a Caixa informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que os canais de atendimento, que estiveram indisponíveis durante todo o dia, já estão funcionando normalmente — segundo nota enviada por volta das 20h30. O comunicado informa ainda que suas agências vão abrir em todo o país nesta sexta-feira, 7, uma hora antes do funcionamento normal para atendimento aos clientes. Garante também que os clientes do banco não serão prejudicados pela indisponibilidade do sistema. A Caixa não informou a origem do problema, nem o número de pessoas prejudicadas.
A primeira nota distribuída à imprensa dizia apenas o seguinte: "A Caixa Econômica Federal informa que os sistemas das agências, lotéricos e autoatendimento apresentam indisponibilidade no momento. A Caixa está trabalhando para restabelecer os serviços".
Segundo dados disponíveis no site da Caixa, a instituição tem mais de 4 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, além de cerca de 20 mil correspondentes. Além de disso, tem 15 unidades-caminhão que atendem a todo o país e agência-barco. Os terminais de autoatendimento são mais de 24 mil e há 12 mil lotéricas na rede da Caixa.