Volvo Cars vai rastrear metal usado em baterias de carros elétricos por meio de blockchain

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Após apresentar seu compromisso de reduzir as emissões de carbono em seus processos produtivos e de revelar seu primeiro carro totalmente elétrico, o XC40 Recharge, a Volvo Cars vai  implementar a rastreabilidade global do cobalto usado em suas baterias, aplicando a tecnologia de blockchain.

A rastreabilidade das matérias-primas utilizadas na produção de baterias de íons de lítio, como o cobalto, é um dos principais desafios de sustentabilidade enfrentados pelas fabricantes de veículos. A Volvo Cars está comprometida com o registro total deste material, garantindo que os clientes possam dirigir um Volvo eletrificado, sabendo que os componentes das baterias foram adquiridos com responsabilidade.

A tecnologia blockchain estabelece uma rede de dados compartilhada transparente e confiável, o que aumenta significativamente a clareza da cadeia de suprimentos de matérias-primas, pois as informações sobre a origem do material não podem ser alteradas após serem detectadas e confirmadas.

A Volvo Cars chegou agora a um acordo com seus dois fornecedores globais de baterias, a CATL (China) e a LG Chem (Coréia do Sul), e as principais empresas globais de tecnologia de blockchain para implementar a rastreabilidade do cobalto a partir deste ano.

As empresas de tecnologia Circulor e Oracle passaram a operar a tecnologia blockchain na cadeia de suprimentos da CATL após um piloto bem-sucedido, enquanto a Rede de Blockchain de Fornecimento Responsável (RSBN), juntamente com os especialistas em sourcing da RCS Global e IBM, está lançando a tecnologia para a cadeia de fornecedores da LG Chem.

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