O ano de 2024 foi o primeiro em que vários grandes eventos europeus coincidiram com uma construção focada de infraestrutura 5G por parte das operadoras, em antecipação à crescente demanda por tráfego móvel. Esses eventos, incluindo o evento esportivo global em Paris, o Campeonato Europeu de Futebol e os concertos da turnê Eras de Taylor Swift, forneceram um campo de testes real para as capacidades do 5G em oferecer experiências de conectividade aprimoradas nos ambientes de tráfego mais desafiadores.
Os dados de desempenho da rede desses eventos mostram que as redes 5G proporcionaram uma experiência de usuário significativamente melhorada em comparação com o 4G nos mesmos locais. O Ericsson ConsumerLab entrevistou uma amostra de consumidores representando os 14 milhões de fãs que participaram desses eventos sobre suas expectativas e experiências anteriores. Dois em cada três usuários de 5G relataram que suas expectativas de conectividade foram atendidas ou superadas, com o 5G tendo 20% mais usuários satisfeitos do que o 4G nos mesmos locais.
O estudo também descobriu que os consumidores estão dispostos a pagar um valor adicional por conectividade garantida e experiência de uso de aplicativos durante eventos. Durante os momentos de pico de uso da rede e congestionamento, os usuários continuaram a relatar problemas de quedas de rede e experiências inconsistentes ao usar aplicativos, o que, segundo as descobertas, é dez vezes mais impactante na percepção deles do que a velocidade da rede.
Os consumidores disseram que estavam dispostos a pagar por uma conectividade contínua e sem falhas para melhorar sua experiência durante os eventos. Dada a opção de receber isso como parte do ingresso do evento, os participantes estão dispostos a pagar até 15% a mais para melhorar sua conectividade e experiência com aplicativos. O 5G SA permitiria que as operadoras atendessem melhor a essa necessidade, reservando uma parte de sua rede para fornecer uma qualidade de experiência garantida para usuários ou aplicativos específicos.
A melhoria de desempenho do 5G nesses eventos permitiu que as operadoras acomodassem um aumento no tráfego de upload impulsionado por transmissões ao vivo em tempo real e compartilhamento de conteúdo. Nas apresentações de Taylor Swift, os participantes consumiram uma média de 5,4 TB de dados por noite—o equivalente a compartilhar mais de 1,7 milhão de imagens nas redes sociais, baixar 94.000 horas de música ou ouvir todo o catálogo da artista mais de 4.500 vezes repetidamente.
Durante o evento esportivo global em Paris, o tráfego diário de dados de uplink no centro de Paris aumentou 20%, com o tráfego de uplink também triplicando durante a cerimônia de abertura. Confiar apenas no 4G para suportar esse tráfego de upload teria resultado em redes sobrecarregadas e falhas significativas de conectividade.
Além do estudo do ConsumerLab, a Ericsson conduziu um documento técnico complementar que aprofunda a tecnologia que possibilitou as melhorias de conectividade observadas nesses grandes eventos.
Este documento destaca as medidas proativas que as operadoras tomaram, começando os preparativos com mais de um ano de antecedência para lidar com os picos de tráfego esperados e prevenir interrupções na rede. As expansões de capacidade focaram no 5G, particularmente utilizando o espectro TDD de banda média do 5G combinado com a tecnologia Massive MIMO (múltiplas entradas e múltiplas saídas).
Essa abordagem provou ser tanto econômica quanto eficiente, aumentando significativamente a capacidade e melhorando as experiências para usuários de 4G e 5G. Por exemplo, no evento esportivo global em Paris, as taxas médias de transferência para usuários de 5G foram até seis vezes maiores do que as do 4G em condições normais e quatro vezes maiores durante os horários de pico, enquanto o TDD de banda média do 5G proporcionou uma melhoria de 3,5 vezes na eficiência energética por gigabyte em comparação com o 4G.