Santuário de Aparecida melhora conectividade com visitantes

0

No final de 2023, a QMC Telecom, empresa de infraestrutura digital na América Latina, anunciou um projeto para aumentar a cobertura e capacidade da rede móvel em um de um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O complexo de mais de 143 mil m², que recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano, está localizado na cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.

Apesar de a cidade possuir boa conectividade, a crescente demanda gerada pelo público do Santuário – principalmente durante as celebrações que ocorrem em outubro, mês em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e aos finais de semana ao longo do ano, durante as celebrações litúrgicas – estava sobrecarregando a rede local: "Daí a necessidade de aumentar a capacidade da rede móvel, proporcionando conectividade de ponta aos fiéis e turistas e aliviando o tráfego na rede macro da região.

O projeto foi desenvolvido a partir de um único Hotel BTS localizado no interior do Santuário, reduzindo custos de rede para a operadora cliente e impacto visual para o complexo – considerado Patrimônio Histórico, Religioso e Cultural do país." completa Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.

Para esse projeto, a QMC usou uma inovadora topologia de rede: outdoor DAS (Distributed Antenna System), que melhora a cobertura e a qualidade das redes celulares em áreas externas, especialmente onde o sinal de torres tradicionais é insuficiente. "O sistema funciona conectando-se à rede da operadora e distribuindo o sinal por meio de antenas próprias da QMC, estrategicamente posicionadas. Essas antenas, alimentadas por unidades remotas de alta potência conectadas via fibra óptica, garantem um sinal estável e de alta qualidade, redução de interferências e expansão escalável. Além disso, todo o sistema é monitorado através do NOC da QMC.", afirma Augusto Pessoa, CTO da QMC.

Para preservar a arquitetura e a estética do Santuário, as antenas da QMC são mimetizadas ao ambiente, cumprindo todas as normas e exigências da Administração do Santuário, bem como dos órgãos competentes.

A primeira fase do projeto, já completamente ativada, inclui três infraestruturas equipadas com tecnologia 4G e preparadas para receber a tecnologia 5G. Esse conjunto reforça a qualidade e a capacidade da rede, proporcionando uma experiência de conectividade superior aos milhões de usuários da operadora cliente que anualmente visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.