O setor de transportes terrestres é um dos mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por movimentar a maior parte das mercadorias e pessoas no país. Esse mercado enfrenta desafios significativos quando se trata de segurança, com questões que impactam a eficiência operacional e a economia nacional.
Em 2023, foram registradas mais de 17 mil ocorrências de roubo de cargas, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, segundo dados da empresa de software Overhaul. De acordo com o estudo BSI and TT Club Cargo Theft Report 2023, no ano passado o Brasil foi o maior responsável pelos roubos de carga que aconteceram na América Latina.
A tecnologia pode ser uma importante aliada na mitigação de riscos para garantir a proteção das empresas do segmento. Recentemente, a idwall agregou uma empresa do ramo de transportes ao seu portfólio, a FFGR.
O rastreamento e controle das rotas, a automação de processos e a validação de identidade são alguns dos recursos essenciais para tornar o setor mais seguro e combater fraudes, roubo de cargas e outros crimes. Por meio de validações cadastrais, documentais e biométricas, é possível garantir a identidade do motorista responsável pelo transporte do veículo e de cargas, o que mitiga ações criminosas e também torna mais fácil a culpabilização de envolvidos em eventuais irregularidades.
No fluxo de onboarding do motorista, é realizada uma minuciosa verificação de dados, como documentos pessoais, antecedentes criminais, e regularidade no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). A validação biométrica, que pode ser incluída na retirada de cargas, reduz o risco de fraudes de identidade ao averiguar o uso de estratégias como o uso de fotos estáticas e manipulação de vídeos deepfakes com Inteligência Artificial.
Com ganhos de agilidade com a captura automática de dados dos documentos disponibilizados pelo motorista, a automatização da verificação do usuário também otimiza o trabalho de equipes de backoffice e reduz possíveis erros decorrentes de atividades manuais. A combinação de mecanismos de segurança inibe a ocorrência de furtos e fortalece a relação de confiança entre empregadores e prestadores de serviço, que realizarão o transporte de cargas que podem ser entregues a outras empresas ou ao consumidor final.
Danilo Barsotti, CTO da idwall.