Dimension Data aposta no Brasil para manter crescimento

0

A América Latina, e particularmente o Brasil, será a região que deve apresentar o maior crescimento entre as operações da sul-africana Dimension Data, fornecedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI. No ano fiscal de 2010, encerrado em setembro, a subsidiária brasileira da companhia cresceu 62%, enquanto a operação latino-americana saltou 35%.
De acordo com o diretor da Dimension Data para América Latina, Sylvio Modé, o Brasil já representa 1% do faturamento de US$ 4,7 bilhões da companhia – número que, frisa ele, é bastante expressivo, visto que a empresa está no país há menos de quatro anos. Modé projeta que essa participação que deve subir para entre 2,5% e 3%, em dois ou três anos, se for considerado apenas o crescimento baseado na própria operação, excluindo a receita proveniente de aquisições de empresas.
Hoje, segundo o executivo, a subsidiária brasileira já conta com 250 funcionários, de um total de 450 em toda a América Latina. Para o novo ano fiscal, Modé diz que as operações na região devem registrar crescimento ainda maior, já que a Dimension Data acabou de comprar 51% da integradora chilena de sistemas Magenta, negócio que ainda não foi contabilizado no balanço financeiro.
A aquisição marca a entrada da fornecedora sul-africana no Chile, o terceiro país da América Latina. Até o fim do ano que vem, Modé não descarta a possibilidade de ingresso em outros países da região, mas ainda não sabe dizer se isso será feito por meio de compra de outra empresa ou da abertura de um escritório.
Braço de negócio
O responsável pela operação brasileira da Dimension Data, Emerson Murakami, conta que a compra recente da empresa pelo grupo japonês NTT, que controla a operadora de telecomunicações NTT DoCoMo, foi um grande salto estratégico para a companhia. Segundo ele, a aquisição colocou a Dimension Data em contato com clientes maiores, que ela tinha dificuldades para alcançar, principalmente por conta do seu porte financeiro.
Murakami acrescenta ainda que o negócio transformou a companhia num braço internacional de serviços de TI da NTT, que chegou a perder negócios importantes fora do Japão, inclusive no Brasil, por conta de sua presença fraca em outras regiões do globo.
Modé acrescenta que 98% das operações da NTT, que fatura cerca de US$ 100 bilhões por ano, se restringuem ao Japão, e ressalta que a aquisição da fornecedora de sistemas de integração é um passo importante para a internacionalização do conglomerado japonês. Segundo ele, a compra vai impulsionar os negócios da Dimension Data para um crescimento de mais de 20%, sendo que em alguns países ultrapassará os 30%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.