Depois de ter bloqueado os serviços do BlackBerry durante mais de dois meses e passar outros dois meses fazendo ameaças à permanência do serviço no país, o governo indiano agora quer obrigar as empresas a fornecerem dados de seus funcionários que usam o aparelho, quando julgar necessário. Segundo uma fonte ligada ao Ministério do Interior da Índia disse ao The Wall Street Journal, o governo já informou a Research In Motion (RIM), fabricante do smartphone, que se as medidas não forem atendidas até o fim de janeiro, os serviços da companhia no país serão bloqueados mais uma vez.
Procurado pelo jornal americano, o ministro indiano do Interior, G.K. Pillai, desmentiu a possibilidade de bloqueio das atividades da RIM no país, mas não negou a tentativa de criar um mecanismo de vigilância. "Estamos tentando encontrar soluções que atendam o interesse de todos, mas são tecnologias novas e por isso ainda vamos demorar algum tempo", declarou Pillai ao jornal americano.
Recentemente, a RIM enfrentou problemas na Índia por causa de seu modelo de proteção às mensagens trocadas por meio do sistema de correio eletrônico do BlackBerry. Na visão do governo indiano, o fato de a companhia criptografar as mensagens trocadas por meio de seu sistema poderia esconder também contatos feitos entre criminosos e terroristas no país. A companhia canadense enviou propostas para atender às exigências do Ministério do Interior indiano, que decidiu por não bloquear os serviços da empresa no país (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
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