A Positivo Informática resolveu apostar na internacionalização para tentar conter a perda de receita no mercado brasileiro. A fabricante de PCs vai iniciar operações na Argentina e no Uruguai, por meio da criação de uma joint venture com a empresa argentina BGH. O investimento inicial nas duas filiais totalizará US$ 8 milhões, sendo que US$ 4 milhões serão aplicados pela Positivo e o restante pela BGH.
Para a montagem da nova empresa, a Positivo adquiriu 50% do capital social da argentina Informática Fueguina, que era controlada pela BGH. Conforme os termos do acordo, a joint venture terá a administração compartilhada entre a fabricante brasileira de PCs e a empresa argentina.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Positivo informou que objetivo da nova empresa é de fabricar e comercializar nos dois países produtos de informática como desktops, notebooks, computadores "tudo em um", além de e-books e tablet PCs.
O acordo, que ainda depende da aprovação de órgãos reguladores, prevê a montagem de uma fábrica na província da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina. A entrada em operação da nova planta industrial está prevista para fevereiro de 2011.
- Internacionalização