De olho no futuro da educação, a Multivix, grupo de ensino superior do Espírito Santo, apostou no atendimento via chatbot para entregar uma experiência completa e ágil para os seus mais de 42 mil alunos. Além de aplicativo e site próprios, a instituição investe agora na evolução do seu contato inteligente por meio do canal de mensageria que mais se faz presente no Brasil: o WhatsApp, baixado em 99% dos celulares brasileiros, de acordo com pesquisa Mobile Time/Opinion Box.
A partir da tecnologia oferecida por Take Blip, plataforma que desenvolve soluções tecnológicas para criar interações entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, como o WhatsApp e Instagram, em parceria com a Lanum, empresa de consultoria em transformação digital que auxilia as empresas na utilização de tecnologia para melhoria de resultados, a Multivix deu um passo maior e agregou novas funcionalidades em seu contato inteligente.
O chatbot da Multivix no WhatsApp passa a oferecer acionamento para contrato educacional, análise curricular, declaração de matrícula e de imposto de renda, matriz curricular, valor da semestralidade, plano de ensino, relatório de atividades complementares, entre outras funcionalidades.
Do total de mensagens trafegadas no Whatsapp, apenas 8% migram para o atendimento humano, trazendo uma efetividade do chatbot de 92%. Além disso, o volume de atendimento do call center reduziu em 50%.
Avatarização e o futuro da educação
Apostando na nova onda de avatares para atendimento ao cliente, a Multivix lançou recentemente a Malu, assistente virtual que oferece diversos tipos de atendimento, como solicitação de 2º via de boleto, download de documentos acadêmicos e consulta de inscrição.
Para o próximo ano, a tendência é que a Malu ganhe novos tipos de atendimento, principalmente voltados para o aluno EAD. O grupo Multivix trabalha para, em 2023, ser a primeira faculdade do Brasil a utilizar inteligência artificial na aprendizagem de seus alunos, utilizando deep learning. Certamente a Malu assumirá mais uma função, a de tutora virtual.