A Ricoh Brasil, unidade brasileira da empresa global, com sede no Japão — inicia em dezembro um projeto-piloto em que seus mais de 400 colaboradores terão uma semana de trabalho com quatro dias úteis. O sistema em teste prevê manter a carga horária diária de trabalho e conservar o mesmo salário.
O projeto-piloto, que está sendo implementado, gradativamente, em todas as quatorze unidades da Ricoh na América Latina desde julho, prossegue na Ricoh Brasil durante os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
A fim de manter o alto nível de atendimento às empresas que são clientes Ricoh, o dia de folga será rotacionado por departamento, garantindo uma pessoa substituta, conforme a função: para alguns será sexta-feira e para outros segunda-feira. Após a conclusão do projeto-piloto em toda a América Latina, prevista para março de 2023, a direção da empresa avaliará e medirá indicadores relacionados à produtividade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde, impacto na organização, entre outros, para decidir como continuar com este conceito no futuro.
Recentemente, foi publicado um estudo do governo islandês sobre os testes em larga escala que o país realizou, entre 2015 e 2019, de uma semana de trabalho diminuída para de 35 a 36 horas, sem redução de salário. Este relatório concluiu que, com uma menor carga horária nas empresas, as pessoas são mais felizes, mais saudáveis, mais criativas e mais produtivas.