A Equatorial Energia, o terceiro maior grupo de distribuição do Brasil em número de clientes, acaba de anunciar um projeto com a Onni. ai, startup de inovação em inteligência artificial (IA) generativa, e a IBM para implantar soluções baseadas na nova plataforma criada com watsonx.
O objetivo do grupo – que atende a mais de 13 milhões de clientes em sete estados do País – é levar melhorias significativas ao atendimento multicanal, a partir de soluções inovadoras baseadas na IA generativa.
"No Grupo Equatorial Energia estamos acelerando bastante a adoção de IA Generativa em nossos processos de negócio. Nosso roadmap de transformação iniciou pelas chamadas da Central de Atendimento, onde entendemos que podemos ter os maiores ganhos de produtividade e também receber muitos insights para melhoria da experiência dos nossos clientes. Estamos impressionados com o poder da tecnologia e como ela vai adicionar valor à nossa Companhia", comenta Sergio Araújo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia.
Dentre os principais benefícios do projeto de IA generativa da Equatorial Energia, os destaques são o atendimento personalizado, a agilidade e a precisão de respostas, a disponibilidade de atendimento 24×7, a eficiência operacional e o apoio de uma ferramenta de feedback em tempo real. A solução de IA generativa permite que a Equatorial Energia ofereça um atendimento ininterrupto, mais personalizado, rápido e preciso aos clientes. Além disso, a mitigação de tarefas operacionais permite que os colaboradores possam se dedicar a questões mais complexas e estratégicas.