A Infor anuncia o Infor Prebuilt, nova solução ERP baseada na nuvem. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 31% das empresas brasileiras ainda não utilizam nenhuma plataforma digital, um mercado de R$ 720 bilhões que a Infor pretende atender com a nova solução. Desenvolvida por um time multidisciplinar formado por brasileiros e mexicanos, também está sendo lançada no México e já há planos para expansão a outros locais onde a empresa atua.
De acordo com o Índice Global de Inovação 2022, publicado no Brasil pela CNI e que mede o desempenho dos ecossistemas de inovação de 132 economias, o Brasil ocupa a 54a posição no ranking global e a 2a na América Latina, atrás do Chile. No ano passado, a indústria representou cerca de 24% do PIB (R$ 2,4 trilhões) e foi responsável por 66,4% dos investimentos brasileiros em pesquisa e desenvolvimento, ou seja, a competitividade brasileira em inovação está diretamente ligada à capacidade da indústria em inovar.
Segundo Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil, "em média, a adoção de um ERP na nuvem pode aumentar a eficiência de uma fábrica de 5 a 25%. Considerando que um terço das indústrias não tem nenhuma tecnologia digital, é fácil imaginar um impacto de bilhões de reais com o avanço da digitalização do setor.".
Na contramão do mercado de ERP, que tradicionalmente oferece soluções customizadas – com alto investimento, longos prazos de implementação e gastos futuros imprevisíveis – o Infor Prebuilt vem pré-configurado com as melhores práticas de gestão. A solução chega para preencher uma lacuna deixada pela concorrência, uma vez que atende às necessidades específicas da indústria que produz produtos de baixa personalização em grande escala (make-to-stock em seu termo em inglês), e que enfrentam desafios em comum como a previsibilidade de demanda, o gerenciamento dos níveis de estoque, a padronização e automação de processos, o controle de custos e flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado.
"O ERP na nuvem está na origem da Infor, assim como o software especializado por indústria está no DNA da companhia, e o Infor Prebuilt carrega esses valores na sua proposta. Estamos oferecendo uma solução de ponta e do tamanho certo para ajudar os fabricantes altamente orientados para a gestão de estoque a impulsionar o seu negócio", destaca Bertolino.
A solução conta com o suporte Infor Cloudsuite Industrial Enterprise (CSIE) – considerado líder pelo Gartner, e com o selo de qualidade de um dos maiores provedores cloud do mercado, o Amazon Web Services (AWS). O novo ERP na nuvem possui cerca de 400 categorias de dados pré-configurados, desde requisitos locais, como mais de 11 mil padrões e códigos fiscais, até dados mais padronizados referentes aos cenários de planejamento e cronogramas de tempo de trabalho. O mecanismo promete entregar valor aos clientes da indústria em quatro meses.
Brasil tenta deixar a retaguarda da inovação
O lançamento do Infor Prebuilt nasce em um momento de intensa transformação do mercado brasileiro, em que a digitalização de processos, tendo a nuvem como protagonista neste contexto, obriga companhias de diferentes setores a reinventar seu negócio para se manterem competitivas. Esse cenário é comprovado pela consultoria IDC, que prevê um crescimento de 5% do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em 2023.
"Entender o perfil de comportamento do consumidor e se antecipar à demanda é a chave para obter melhores resultados em cenários desafiadores. Ter uma solução inteligente de gestão deixou de ser visto como um custo nos últimos anos e passou a ser um ativo estratégico para a indústria e o Infor Prebuilt atende esse objetivo", disse Bertolino, que é um dos líderes da concepção do novo produto da companhia.