A partir de dezembro, a frota de veículos operacionais da Vivo, maior empresa de telecomunicações do país, ganha o reforço de 200 carros elétricos, resultado da parceria da empresa com a Renault, um dos principais players na fabricação de veículos elétricos. Os modelos Renault Kangoo E-Tech 100% elétricos serão utilizados na operação da Vivo em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e no Distrito Federal, como parte da estratégia de conectar negócio, inovação e sustentabilidade. Com a iniciativa, a Vivo torna-se a primeira empresa do setor no país a eletrificar parte da sua frota.
"O uso dos carros elétricos faz parte de nossas iniciativas pelo desenvolvimento sustentável. Iniciamos nos grandes centros para assegurar que o abastecimento da frota seja proveniente de energia renovável, o que é uma premissa para a Vivo, pois todo no nosso consumo de energia elétrica provém de fontes 100% renováveis, desde 2018. A iniciativa pode evoluir, à medida em que as opções de recarga avancem", revela o Diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, Caio Guimarães.
A inovação trazida pelos carros elétricos chamou a atenção da Vivo ainda em 2019, quando a empresa incorporou à sua frota, em São Paulo, os três primeiros veículos nesta modalidade. Naquele momento, os pontos de recarga ainda eram um desafio para as empresas. Com o avanço do mercado, maior disponibilidade de veículos e estações de abastecimento, o momento é considerado promissor para a empresa ampliar a frota.
"Estamos muito felizes em oferecer o Kangoo E-Tech 100% elétrico como uma solução para a Vivo eletrificar a sua frota. A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota", afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.
Para o abastecimento, a Vivo mantém parceria com as principais redes privadas. Os veículos possuem autonomia de até 300 quilômetros e necessidade de uma recarga média semanal. Os veículos elétricos também conferem um menor custo operacional e de manutenção. Além dos novos automóveis a Vivo também possui 35 bikes elétricas para mobilidade em curtas distâncias.
Ao todo, cinco mil automóveis integram a frota da Vivo em todo o Brasil e todos os veículos flex usam exclusivamente etanol, considerado também um combustível com menor potencial ofensor em termos de emissão de CO2 se comparado a outros combustíveis fósseis. O uso de biocombustível também está entre as medidas que contribuíram para que a Vivo chegasse a uma redução de 88% em emissões diretas nos últimos sete anos, além de medidas de eficiência, energia renovável e modernização de equipamentos. Em seu Plano de Ação Climática, a Vivo tem como meta zero emissões líquidas até 2040. Para isso, mantém ações para boas práticas também junto à sua cadeia de valor, o chamado escopo 3.