Bill Gates, fundador da Microsoft e durante muitos anos o homem mais rico do planeta, confirmou neste domingo (6/1), durante a abertura da feira Consumer Electronics Show (CES), que ocorre em Las Vegas (EUA), que, até julho deste ano, vai deixar o cargo de presidente do conselho da companhia e se aposentar. Gates, que já havia se afastado das funções executivas, disse que vai se dedicar à sua fundação filantrópica, a Bill and Melinda Foundation, em conjunto com sua mulher, Melinda Gates.
Segundo Gates, a transição de suas funções na Microsoft tem caminhado bem, com participação ativa de Ray Ozzie e Craig Mundie, que vão assumir suas responsabilidades corporativas. Mas, embora esteja de saída, disse que ainda manterá alguns projetos na empresa. ?Após a transição, terei alguns projetos que vou escolher, aqueles relacionadas à mágica do software, incluindo alguns sobre como o software pode melhorar a educação e como podem fazer avançar a medicina no mundo?, declarou a agências internacionais de notícias.
Paralelamente ao anúncio de Gates, a Microsoft divulgou que as vendas do sistema operacional Windows Vista ultrapassaram 100 milhões de licenças antes do fim de 2007, quando uma leva de consumidores foi às compras por um novo computador pessoal. Antes do discurso de Gates, a empresa afirmou que ainda não tabulou as vendas natalinas do Vista e não quis detalhar exatamente quando a marca de 100 milhões de licenças foi atingida.
O Vista foi lançado no mercado em janeiro do ano passado. A Microsoft espera distribuir sua primeira grande atualização do sistema operacional, chamada de Service Pack 1 (SP1), ainda neste trimestre.