TCU paralisa licitação de laptop educacional

0

O Tribunal de Contas da União (TCU) paralisou a licitação realizada pelo Ministério da Educação (MEC)para a compra de 150 mil notebooks do programa Um Computador por Aluno (UCA). O órgão pediu vistas ao edital de licitação, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por supostas irregularidades no pregão eletrônico, especialmente em relação à configuração dos equipamentos.
As suspeitas são tanto em relação às exigência do FNDE quanto em sobre os computadores apresentados pelas empresas.
De acordo com o MEC, as respostas aos questionamentos do TCU estão sendo finalizadas e serão enviadas até esta quinta-feira, 8, data limite para o órgão se pronunciar.
Apesar da paralisação, o MEC diz que a decisão do TCU é de praxe e, por isso, tem a expectativa é de que o órgão libere o prosseguimento do processo em breve. A partir da semana que vem, o MEC acredita que já poderá retomar os testes de adequação às especificações dos laptops da Comsat, empresa que venceu o pregão, oferecendo computadores da indiana Encore.
O ministério não acredita que os questionamentos do TCU trarão maiores problemas para a continuidade do edital e não teme que este seja cancelado pela segunda vez, como ocorreu no início do ano passado. Tanto, que manteve os prazos para a entrega dos laptops às instituições de ensino.
O edital prevê a compra de 150 mil notebooks que serão repassados para 300 escolas públicas, como parte do programa governamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.