O sistema operacional para dispositivos móveis do Android, do Google, segue aumentando a participação no mercado de smartphones nos Estados Unidos e roubando espaço da lider no segmento Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, e deixando o iOS iPhone, da Apple, para trás, de acordo com a comScore.
A RIM ainda é a companhia com maior participação no mercado de plataformas para smartphones dos EUA, mas que resitrou queda durante o segundo semestre do ano passado. De acordo com estudo da comScore, realizado entre os meses de setembro e novembro, a fabricante canadense responde por 33,5% do mercado de smartphones dos EUA, o que representa uma queda considerável frente aos 37,6% apurados nos três meses imediatamente anteriores.
Em contrapartida, o Google e a Apple viram suas parcelas aumentarem de um trimestre para o outro. A gigante das buscas, com o Android, foi a que mais cresceu: saiu de 19,6% para 26%. Na mesma base de comparação, a Apple saiu de 24,2% para 25%.
A Microsoft, com o Windows Phone (ex-Windows Mobile), também viu sua participação no mercado de sistema operacional para smartphones cair. A companhia saiu de 10,8%, apurados entre junho e agosto do ano passado, para 9% no período de setembro a novembro do mesmo ano.
De acordo com o estudo, 61,5 milhões de pessoas nos EUA disseram ter um smartphone durante o período estudado. O número representa alta de 10% na comparação com a edição anterior do levantamento.
- Sistemas