BNDES libera R$ 13 milhões para projeto de monitoramento agrícola

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo de R$ 12,9 milhões para o Centro de Inovações CSEM Brasil, que irá desenvolver sistemas de monitoramento agrícola e aparelhar laboratório de pesquisa em nanotecnologia, microssistemas e sensores voltados às indústrias automobilística, aeronáutica e de semicondutores, entre outras.
Em nota, o banco diz que a operação, aprovada no âmbito do Fundo Tecnológico (Funtec), envolve ainda investimentos para absorção de tecnologia e capacitação de profissionais. O BNDES informou que que o sistema destinado à agricultura de precisão, a ser desenvolvido pela CSEM Brasil, permitirá a integração de sensores, agregados a uma rede sem fio de transmissão de dados, distribuídos ao longo da área a ser monitorada.
"Serão possíveis leituras precisas e automatizadas do comportamento de todos os aspectos físicos do campo e da lavoura, fornecendo dados consolidados ao usuário", diz a nota do BNDES, que avalia que o sistema proporcionará a redução dos custos de produção e aumento da produtividade da terra, reduzindo também o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de fertilizantes e defensivos.
Entre os méritos do projeto, destacados pelo BNDES, estão o estímulo à pesquisa com a criação de infraestrutura moderna, a integração com as empresas do conhecimento gerado nas universidades e nos centros de excelência, além da capacitação de profissionais e estudantes em novas tecnologias em segmentos estratégicos.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Embrapa participam do projeto. A UFMG foi contratada para cuidar do design e do desenvolvimento de um sensor multifrequência para aferição de umidade. A Embrapa será responsável pela execução de testes e ensaios em campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.