A Smart TV Alliance, associação que reúne os fabricantes de televisores LG, Toshiba e TP Vision, criada em junho do ano passado, ganhou cinco novos membros. Entre eles, estão a IBM e a Panasonic, conforme anúncio feito nesta segunda-feira, 7, na Consumer Eletronics Show 2013 (CES 2013), maior feira de eletrônicos que acontece nesta semana, em Las Vegas, nos EUA.
O objetivo da aliança é “elaborar um ecossistema não proprietário para desenvolvedores de aplicações criarem serviços independentes de qualquer plataforma”. Apesar de ainda não ter sido desenvolvido nenhum ecossistema específico, neste ano está previsto a atualização do SDK, conjunto de normas técnicas, interfaces de desenvolvimento de aplicações (APIs), documentação e aplicativos para auxiliar a comunidade de desenvolvedores, tendo em vista os produtos dos fabricantes que fazem parte da Smart TV Alliance. O SDK vai permitie tanto a geração como uma simulação para testes dos apps criados.
“Em vez de utilizar os requerimentos individuais de cada fabricante, eles podem direcionar sua energia para o processo criativo desenvolvendo serviços e apps inovadores”, explicou Richard Choi, executivo da LG e responsável pela participação da organização em entrevista ao The Next Web. As outras empresas recém-agregadas são ABOX42, TechniSat e Specific Media.
O mercado de TVs conectadas é um dos mais promissores para os próximos anos, para o qual desenvolvedores estão concentrando o foco na criação de software para serviços de entretenimento. Ainda segundo o site, é incerto o quanto o SDK poderá auxiliar o trabalho dos profissionais por ser um mercado ainda emergente, mas o conjunto de normas já possui concorrentes como Apple e Google, que oferecem sistemas operacionais para os televisores.