A Apple anunciou nesta terça, 7, que os consumidores gastaram US$ 10 bilhões na App Store durante o ano de 2013, sendo que US$ 1 bilhão somente no mês de dezembro, quando foram baixados quase 3 bilhões de aplicativos para o sistema iOS. Segundo a empresa, esse desempenho foi o melhor mês da história da loja de apps, inaugurada em julho de 2008. Ao todo, incluindo as compras dentro dos aplicativos, a loja gerou US$ 14 bilhões aos desenvolvedores.
Atualmente, são mais de um milhão de aplicativos para iOS em geral, sendo que mais de 500 mil desenvolvidos especificamente para iPad, e a App Store funciona em 155 países. A Apple afirma que o redesenho do iOS na sétima versão levou os desenvolvedores a criarem aplicativos e a tirarem vantagem da nova interface com as 200 novas APIs. Além disso, apps já existentes foram remodelados com o novo estilo "chapado" do sistema operacional.
A companhia cita os aplicativos Ellen DeGeneres' Heads Up, ProtoGeo's Moves, Simon Filip's Afterlight e Kevin Ng's Impossible Road como destaques inesperados no ano passado, enquanto valoriza os blockbusters como Candy Crush Saga, Puzzles & Dragons, Minecraft, QuizUp e Clumsy Ninja. A empresa ainda destaca os desenvolvedores Duolingo (EUA), Simogo (Suécia), Frogmind (Reino Unido), Plain Vanilla Corp (Islândia), Atypical Games (Romênia), Lemonista (China), BASE (Japão) e Savage Interactive (Austrália) como produtoras que merecem atenção em 2014.