A pesquisa da Accenture revela que uma nova era de digitalização está surgindo, em que a inteligência artificial (IA) aprende continuamente e impulsiona novos níveis de autonomia nas empresas, posicionando a confiança no desempenho como a medida mais importante de que as organizações precisarão para que a IA cumpra sua promessa.
Agora, em sua 25ª edição, o Accenture Technology Vision 2025 explora como o futuro está sendo moldado pela independência alimentada pela IA. Com a sua propagação acelerando-se nas empresas e na sociedade, em um ritmo mais rápido do que qualquer outra tecnologia anterior, 69% dos executivos acreditam que ela traz uma nova urgência para a reinvenção e para a forma como os sistemas e os processos que ela permite são projetados, construídos e operados.
A pesquisa também prevê que a IA atuará cada vez mais como parceira de desenvolvimento de tecnologia e como embaixadora de marca pessoal, dará voz aos robôs humanoides no mundo físico e promoverá um novo relacionamento harmônico com as pessoas para trazer o melhor de cada um.
"Nossa 25ª edição da pesquisa Accenture Technology Vision oferece aos líderes uma visão do que está por vir quando a IA aprender continuamente, agir de forma autônoma em nome das pessoas, e levar as empresas e os usuários a maneiras novas e empolgantes de reinventar continuamente", disse Julie Sweet, CEO da Accenture. "Mas desbloquear os benefícios da IA só será possível se os líderes aproveitarem a oportunidade para injetar e desenvolver confiança em seu desempenho e resultados de forma sistemática, para que empresas e pessoas possam desbloquear as incríveis possibilidades da IA."
A confiança das pessoas na IA – de que funciona de forma justa e conforme o esperado, além de qualquer aspecto técnico – é essencial para que ela tenha um impacto tão amplo e positivo quanto o previsto. Isso significa que os sistemas digitais e os modelos de IA são mais precisos, previsíveis, consistentes e rastreáveis, além do uso responsável.
A maioria dos executivos (77%) acredita que os verdadeiros benefícios da IA só serão possíveis quando construídos sobre uma base de confiança, e um pouco mais (81%) concorda que a estratégia de confiança deve evoluir paralelamente a qualquer estratégia de tecnologia.
"Os avanços na digitalização do conhecimento, novos modelos de IA, seus sistemas e arquitetura permitem que as empresas criem seus próprios cérebros digitais cognitivos exclusivos. Embora as tecnologias convencionais tenham apoiado por muito tempo necessidades comerciais predeterminadas, este é um momento de transição geracional. A autonomia criada por esses sistemas generalizados de IA pode ajudar as organizações a serem, mais do que nunca, dinâmicas e orientadas por intenções. Isso permitirá que os líderes repensem como os sistemas digitais são projetados, como as pessoas trabalham e reinventem a forma como criam produtos e interagem com os clientes. Mas a confiança é a base de tudo, pois os sistemas só serão tão autônomos quando forem confiáveis", disse Karthik Narain, executivo-chefe de Tecnologia e CTO da Accenture.
O Accenture Technology Vision 2025 explora o impacto potencial da IA generativa à medida que ela se expande por várias dimensões, incluindo o desenvolvimento de tecnologia, a experiência do cliente, o mundo físico e a força de trabalho:
• O Big Bang binário: quando a IA se expande exponencialmente, os sistemas são superados
Quando os modelos de base romperam a barreira da linguagem natural, isso deu início a uma mudança que alteraria para sempre os fundamentos do desenvolvimento de software e dos ecossistemas. Os assistentes de codificação da IA generativa já estão elevando a função de desenvolvedor a engenheiro de sistemas, acelerando a democratização do código e a digitalização das empresas. O surgimento de sistemas personalizados como resultado do desenvolvimento de software assistido por IA generativa e o avanço dos agentes de IA estão provocando uma mudança da arquitetura de aplicativos estáticos para estruturas baseadas em intenção e sistemas de agentes.
Conforme os sistemas multiagentes se tornam mais capazes, adaptáveis e personalizados, eles inspirarão uma maior difusão por meio de competência aprimorada, crescendo para gerenciar processos e funções inteiras, desde a simplificação de viagens até a otimização de estoques. Por exemplo, a Accenture está possibilitando esse futuro com suas plataformas GenWizard, SynOps e AI Refinery, que oferecem agentes e fluxos de trabalho pré-construídos do setor para acelerar o tempo necessário para criar e obter valor de sistemas multiagentes especializados.
• Seu rosto, no futuro: como diferenciar quando todas as interfaces parecem iguais
A IA em um novo ponto de contato com o cliente, mas as marcas só conseguirão alcançar a diferenciação se o mesmo foco for aplicado às experiências de IA. Enquanto 80% dos executivos temem que os Large Language Models (LLMs) e os chatbots possam dar a todas as marcas uma voz semelhante, 77% concordam que as marcas podem resolver isso criando proativamente experiências personificadas de IA e injetando elementos distintos de cada uma, como cultura, valores e voz, nessas experiências por meio de seu cérebro digital.
• Quando LLMs ganham corpos: como os modelos fundacionais reinventam a robótica
Os robôs generalistas surgirão na próxima década, trazendo mais autonomia de IA para o mundo físico. Será possível para robôs de uso geral se tornarem robôs especializados, aprendendo novas tarefas muito rapidamente. A KION Group já está trabalhando em parceria com a Accenture e a NVIDIA para otimizar a forma como os robôs orientados por IA executam as tarefas de armazenagem, interajam e aprendam perfeitamente com a equipe para atender aos pedidos com mais rapidez, segurança e menor custo. 80% dos executivos acreditam que os robôs que colaboram com as pessoas e aprendem continuamente com essas interações aumentarão a confiança e a parceria entre eles.
• O novo ciclo de aprendizagem: como as pessoas e a IA definem um ciclo virtuoso de aprendizagem, liderança e criação
Quanto mais pessoas usam a IA, mais ela melhora e mais pessoas querem usá-la. Ao contrário da automação convencional, que produziu benefícios únicos, essa nova era da IA pode aprimorar suas habilidades ao longo do tempo, melhorando seu valor para os indivíduos que a utilizam e para a organização como um todo. Uma das principais prioridades (80%) dos líderes é garantir uma trajetória de relacionamento positivo entre as pessoas e a IA, para que ela não seja prejudicada pelo medo da automação – começando pela comunicação da estratégia e trazendo os funcionários para o processo.
Recentemente, a Accenture revelou o Generative AI Scholars Program com a Stanford Online para ajudar os clientes a aprimorar o conhecimento e as habilidades de IA. Além disso, as organizações têm a oportunidade de equipar cada funcionário com um ajudante digital, que permitirá que as pessoas explorem novas habilidades e aumentem o uso das ferramentas de IA de geração. Por sua vez, as organizações também colherão os benefícios, já que os indivíduos familiarizados com a IA generativa foram considerados cinco vezes mais propensos a ter uma percepção positiva da tecnologia.