Em 2024, as PMEs online movimentaram R$ 4,7 bilhões, 42% a mais que o registrado em 2023. No total, mais de 73 milhões de produtos foram vendidos, o que representa um aumento de 31,5% ante o ano anterior. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
"2024 foi um ano de grandes avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo aprimoramento do uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores. A criação de estratégias personalizadas e a compreensão profunda das mudanças no comportamento dos clientes se mostraram fundamentais para o sucesso do setor. As datas sazonais continuaram a desempenhar um papel estratégico, com as empresas aproveitando microtendências e desenvolvendo narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar seus clientes. Essa abordagem não apenas alavancou vendas pontuais, mas também fortaleceu relacionamentos duradouros ao longo de todo o ano", pontua Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop.
A quantidade total de consumidores que compraram de e-commerces de PMEs em 2024 chegou a 7,3 milhões. Os produtos mais vendidos no período foram: granola, agendas devocionais, regatas, creatina, camisetas e calças.
Em relação aos segmentos que mais faturaram, Moda (R$ 1,6 bilhão) lidera, seguido por Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões), Acessórios (R$ 294 milhões) e Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões). O total de pedidos realizados foi de 19 milhões, aproximadamente 41% superior ao volume de 2023, com um ticket médio de R$ 247,60. Além disso, das vendas geradas pelas redes sociais, que totalizaram 24% dos pedidos no e-commerce, 89% vieram do Instagram e 8% do Facebook.
Naara Risseto, cliente Nuvemshop Next – unidade de negócios especializada em e-commerces em crescimento –, é uma das empreendedoras de sucesso no segmento Moda. Proprietária da Naah Store, marca de moda autoral feminina, a empreendedora teve um aumento de 45% no faturamento em relação a 2023. "Planejamos campanhas focadas em datas comemorativas, como Carnaval e Black Friday, e nos posicionamos fortemente nas mídias sociais. Também mantivemos o nosso DNA inovador, lançando duas novas coleções todos os meses, para nos aproximarmos dos nossos consumidores e inserirmos a nossa marca na rotina deles, criando uma comunidade forte e engajada. Afinal, tudo é conexão."
A empresária também compartilhou os objetivos da marca para 2025. "Por mais que tenhamos chegado a todos os estados brasileiros, queremos expandir nossa presença para as principais capitais do país e investir ainda mais na experiência do cliente, desde a entrega até a comunicação da marca, potencializando nossas estratégias para nos consolidarmos no mercado e para continuarmos crescendo junto com nossos clientes".
No ranking dos estados, São Paulo lidera com um faturamento de R$ 2,3 bilhões. Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões) finalizam o top 5. Sobre os meios de pagamento, o Pix representou 46% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito, com 45% do total.
Na análise foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.