Dez empresas brasileiras de software irão se instalar no Parkurbis, o parque de ciência e tecnologia de Covilhã, localizado na região leste de Portugal. A instalação das empresas é parte de um acordo que será celebrado na próxima segunda-feira (12/2), entre a Prefeitura local, o Parkurbis e o Instituto Gene, de Blumenau (SC).
Entre as marcas de software brasileiras que vão para Covilhã estão algumas líderes de mercado na América da Sul para a indústria automóvel, setor do turismo e química e que agora pretendem apostar no mercado europeu.
O Parque de Ciência e Tecnologia português vai ceder instalações, esperando que as companhias estabeleçam parcerias com empresas da região e criem uma plataforma de distribuição e promoção de produtos de informática para a Península Ibérica e Europa.
Segundo fonte da Prefeitura, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, vai chefiar a comitiva brasileira que se vai a Covilhã entre 12 e 16 de fevereiro. No dia 13 haverá um encontro com a Universidade da Beira Interior e para os demais dias estão agendadas diversas reuniões entre empresários dos dois países.