O Mercado Eletrônico, portal de negociações eletrônicas entre empresas, alcançou em 2006 R$ 30 bilhões em valores transacionados, um acréscimo de 28% na comparação com 2005. Embora não revele os valores, o faturamento da companhia também aumentou 30% em relação ao ano anterior.
O desempenho positivo é atribuído ao aumento registrado na oferta de serviços estratégicos na área de aquisição de suprimentos. O retorno mais significativo, segundo a empresa, veio da terceirização de compras (outsourcing), que obteve um aumento de três vezes no volume transacionado em relação a 2005.
O resultado mostra que as empresas destinaram um maior número de produtos para ser comprados pela equipe de especialistas do Mercado Eletrônico. Eduardo Nader, presidente da companhia, acredita que essa é uma tendência que deve se repetir em 2007. ?O outsourcing tem atraído a atenção das empresas, por propiciar redução nos custos de aquisição e foco na atividade-fim?, explica o executivo.
Segundo Nader, em 2006, o Mercado Eletrônico conseguiu, em média, uma economia de 13% nas compras para seus clientes por meio do outsourcing. Para oferecer o melhor serviço às empresas, o portal assumiu com os clientes acordos de nível de serviço (SLAs). A terceirização foi efetuada de acordo com as regras de negócios de cada cliente, como famílias de compras, níveis de atendimento e informações sobre o mercado fornecedor.
O avanço dos serviços está alinhado com a estratégia da empresa, cujo objetivo é ampliar significativamente o volume de negócios nesse segmento. O resultado positivo vem igualmente das soluções de e-procurement, que possibilitam significativas reduções de custos, aumento da produtividade dos profissionais da área de suprimentos e amplo controle e gestão dos processos.
Outro ponto destacado por Nader é o sourcing, um serviço que permite, por meio de metodologias e melhores práticas de negociação para cada categoria, auxiliar as áreas de suprimentos a obter menor custo de aquisição e maior eficiência dos processos de compras. O saldo desse trabalho pode gerar uma negociação por meio de um leilão reverso, ferramenta responsável por conquistar ganhos significativos para uma empresa. Em 2006, essas soluções foram responsáveis por um crescimento de 25% no faturamento da companhia em relação ao ano anterior.
Para 2007, Nader espera que os serviços, aliados às soluções tecnológicas oferecidas pela companhia, sustentem um crescimento anual de 35%, sobre o resultado obtido no ano passado. ?O compromisso que temos com nossos clientes é promover, a partir da utilização de nossos serviços e soluções, uma melhor gestão operacional dos processos de compras e, com isso, favorecer as atividades estratégicas nas áreas de suprimentos. Uma área de compras bem estruturada proporciona ganhos expressivos às companhias, desde a redução de custos, passando pela melhora do relacionamento com o fornecedor, até a ampliação da competitividade?, completa o executivo.