O Yahoo! intensificou as negociações com o site de buscas Google, na corrida iniciada pelo CEO do Yahoo!, Jerry Yang, para encontrar alternativas capazes de barrar a oferta de compra feita pela Microsoft, segundo informação do site do jornal americano Los Angeles Times, citando uma fonte próxima à empresa. ?Jerry está motivado para tentar qualquer coisa que possa impedir a tentativa de compra da Microsoft", disse a mesma fonte.
Ex-executivos dizem que o Yahoo! vem considerando há muito tempo transferir seu negócio de publicidade em páginas de busca para o Google, o que, se concretizado, significa que o Google iria colocar propagandas pagas nas páginas de busca do Yahoo! e as duas companhias dividiriam a receita gerada. Isso também aumentaria drasticamente as receitas e reduziria os custos para o Yahoo.
No ano passado, o Google abocanhou 71,2% das receitas com publicidade online nos Estados Unidos, enquanto o Yahoo ficou com pífios 8,9%, segundo a empresa de pesquisas EMarketer. Analistas do Citigroup estimam que o Yahoo poderá aumentar seu fluxo de caixa em 25% com a terceirização de seu negócio de pesquisa para o Google.
Especialistas em leis antitruste observam, porém, que, se os rumores sobre a parceria entre as duas empresas vierem a se confirmar, elas devem enfrentar obstáculos regulamentares. Segundo eles, sites de buscas rivais certamente levantariam junto às autoridades questionamentos sobre a concorrência na publicidade online.